
Foto: Divulgação
Um conceito fundamental para a matemática e potencialmente perigoso para as crianças nas redes sociais. O algoritmo pode transformar um momento de prazer em vício. E por isso que os desafios que começam com uma brincadeira inofensiva terminam, muitas vezes, em armadilhas.
Entre os mais perigosos, está o chamado ‘apagão’, que incentiva jovens a se sufocar até desmaiar. Pelo menos 15 crianças e adolescentes morreram em um período de 1 no e meio, nos Estados Unidos, por causa desse desavio.
As famílias das vítimas processaram o TikTok e alegam que os algoritmos perigosos da rede social foram responsáveis pela morte dos filhos.
No Reino Unido, famílias de quatro adolescentes que perderam a vida em desafios na internet lançaram uma batalha judicial. O processo acusa o TikTok de ter contribuído diretamente para as mortes, ao promover conteúdo perigoso por meio de algoritmos que priorizam o engajamento.
De acordo com os advogados das famílias, o comportamento dos jovens foi influenciado por um sistema viciante, desenhado para manter crianças e adolescentes conectados por mais tempo.
O TikTok disse que os vídeos relacionados ao desafio estão bloqueados desde 2020.
Na França, o governo lançou uma campanha nacional nas escolas para conscientizar pais, professores e estudantes sobre os perigos dos desafios virtuais.
Já na Alemanha, a lei prevê multas milionárias para redes sociais, que não retirem rapidamente, depois de notificação, conteúdos considerados perigosos para crianças e adolescentes.