A partir desta segunda-feira (27/12) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio será o polo especial de atendimento para os sintomas de gripe, o chamado “Gripário”. A unidade terá uma equipe específica e já treinada para atender aos casos relacionados ao surto de gripe H3N2. O atendimento é das 8 às 16 horas.
Nesta quinta-feira (23), o secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, promoveu uma capacitação aos profissionais da rede e estabeleceu protocolos de atendimento. Todas as UBSs estão preparadas para fazer o acolhimento e os devidos encaminhamentos. Já a UBS Santo Antonio será a referência no atendimento com equipe formada por enfermeiros, médicos, sala de estabilização, testagem de Covid-19 e ambulância disponível para transporte dos casos graves aos hospitais de referência.
O secretário de Saúde explica que o surto de gripe tem promovido aumento significativo de pacientes em toda a rede municipal e no Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”. A organização do polo especial foi feita para direcionar a maioria dos casos e desafogar os outros equipamentos de saúde e oferecer assistência médica aos moradores da cidade. “É um surto atípico, porque é esperado o aumento dos casos de gripe no verão. Esta é uma mutação e estamos dando uma resposta e um atendimento mais adequado para os casos”.