Foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano
Diretoria de Fiscalização e Controle Ambiental da Prefeitura de Suzano coordenou, na manhã desta sexta-feira (24/02), uma ação de desfazimento de construções irregulares no bairro Jardim dos Eucaliptos, distrito de Palmeiras. As intervenções estavam sendo feitas no imóvel situado entre a estrada do Kisaki e a rua 3, em Área de Proteção de Mananciais (APM). Para a execução do trabalho, foram mobilizadas equipes da Secretaria do Meio Ambiente, Departamento de Fiscalização de Posturas, Grupamento de Patrulha Ambiental (GPA) – que pertence à Guarda Civil Municipal (GCM) – e Polícia Militar Ambiental.
Quando chegou ao primeiro local, na estrada Kisaki, 1.160, onde havia duas casas e um muro sendo construídos de forma irregular, o grupo avistou quatro homens trabalhando de maneira clandestina. Prontamente, as atividades foram interrompidas e os indivíduos foram abordados pela Polícia Militar Ambiental, que aplicou a cada um multa de R$ 10 mil por descumprimento de embargo e continuidade de ação delituosa de crime ambiental, em Área de Proteção e Recuperação de Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras (APRM-ATC)
O local é classificado como de invasão e implantação de loteamento irregular desde o ano passado. O responsável pelas construções irregulares já havia sido notificado e multado várias vezes, constando contra ele, inclusive, um boletim de ocorrência por crime ambiental. Suas ações passaram a ser denunciadas a partir de abril de 2022 pelo Sindicato Rural de Suzano, por apelo do proprietário das terras. Foi quando a prefeitura teve conhecimento dos fatos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e passou a tomar providências para averiguar a situação.
As denúncias de construções irregulares podem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007, ou no e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br.