Fotos: Ronaldo Andrade – Secom Poá
Os agentes da Guarda Civil Municipal de Poá (GCM), em ação rápida que envolveu a utilização do sistema de monitoramento do Centro de Segurança Integrada (CSI), impediram um sequestro, na tarde desta terça-feira (14/06), na junção das rodovias Padre Eustáquio e Enrique Eroles, na Vila Bandeirantes. O crime que seria cometido pela chamada “Quadrilha do Pix”, resultou na liberação da vítima e na prisão de um dos envolvidos.
De acordo com o comandante da GCM, Alexandre Guarnieri, o sistema de monitoramento acionou as viaturas em virtude da ação suspeita ocorrida na referida rotatória, onde um veículo após perder o controle e bater nos bloquetes de segurança da pista, foi abandonado por dois indivíduos que saíram correndo.
“Chegamos ao local dos fatos dois minutos após o acidente, por estarmos realizando patrulhamento na área. Neste momento localizamos a vítima da tentativa de sequestro que relatou os fatos, além de passar as características e indicar a rota de fuga dos meliantes que se evadiram para um terreno. Ao irmos atrás dos suspeitos, um deles ainda efetuou um disparo contra os agentes, antes de fugir”, destacou o comandante.
Em varredura pela região, os GCM’s conseguiram localizar um dos indivíduos no interior de um comércio, na avenida Induscabos, na Vila Varela, que acabou confessando o crime, informando que o objetivo era sequestrar a vítima e levá-la para o Itaim Paulista, onde fariam os saques vias PIX”, informou o comandante.
Segundo a vítima V.C., 34 anos, a abordagem dos meliantes ocorreu na rodovia Padre Eustáquio, próximo ao radar, onde eles bateram com o carro na traseira do seu veículo. Ao parar para verificar o ocorrido, foi abordada pelos dois homens (um deles armados), que a levaram para o banco de trás do outro carro a ameaçando de morte, caso não colaborasse.
“Um deles ainda foi ao meu carro para pegar a minha bolsa e o meu celular e depois saímos em disparada, sentido à Poá, quando logo em seguida, acredito por conta do nervosismo, o motorista perdeu o controle e acabou batendo o veículo. Só tenho que agradecer aos GCM’s porque eles foram muito rápidos, chegando ao local quase que no momento do acidente”, destacou a vítima.
O celular da vítima e mais um aparelho foram descartados pelos homens no córrego Tucunduva, sendo recuperados pelos agentes com apoio da Defesa Civil. Em pesquisa também foi constatado que o carro dos criminosos era produto de roubo e teve a placa substituída pela de outro veículo. O caso foi registrado na Delegacia de Flagrantes de Itaquaquecetuba.