Fotos: Divulgação/Secop Suzano
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano deteve duas pessoas na quinta-feira passada (14/07) que estavam ocupando veículos irregulares. Um dos indivíduos, que dirigia um Fiat Pálio, de cor preta, pela estrada dos Fernandes, bairro Sete Cruzes, utilizava o veículo para realizar roubos, já o outro detido, foi flagrado guiando uma motocicleta Honda Bros, vermelha, com queixa de furto pela estrada Portão do Honda, no Jardim Europa.
O primeiro caso descoberto pela GCM, por meio da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo), foi o da motocicleta furtada. Os guardas patrulhavam a via, pouco depois das 11 horas, quando perceberam o motociclista a bordo do veículo sem a placa de registro. Ele foi abordado e revelou aos GCMs que não possuía carteira de habilitação, porém quando os dados da Bros foram consultados, os agentes receberam a informação de que ela havia sido furtada. O veículo ainda tinha os dados de motor e chassi suprimidos. O homem foi detido por receptação e a motocicleta foi apreendida. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial do Boa Vista.
Menos de uma hora depois, ao meio-dia, uma equipe da GCM patrulhava a estrada Sete Cruzes quando foi acionada pelos moradores do local sobre dois criminosos que estavam realizando assaltos na proximidade utilizando um Palio. Os agentes, de posse das informações, deram início a uma busca pelo veículo e, pouco tempo depois, o automóvel foi localizado.
Na hora da abordagem, um dos ocupantes conseguiu fugir, mas o outro suspeito, que dirigia o veículo, foi detido e no interior do Palio uma arma calibre 32 com quatro munições foi localizada. Questionado, ele informou que a arma não lhe pertencia. Ainda dentro do carro os guardas localizaram uma ferramenta para cortar cabos de fibra óptica e uma quantidade de material plástico. O motorista disse não saber a quem os objetos pertenciam e informou que apenas o documento do carro estava irregular. Ele foi detido e levado para a Delegacia Central; o carro, a arma e os demais objetos foram apreendidos e devem passar por perícia.
Patrulha Maria da Penha
Na sexta-feira (15/07), um agressor foi detido pela Patrulha Maria da Penha após descumprir uma medida protetiva em favor da ex-esposa concedida pela Justiça. A ação ocorreu às 17h50, após a equipe ser acionada por meio do aplicativo “Está Acontecendo” e seguir até o trabalho da vítima, na praça João Pessoa. Ao chegar no local os GCMs localizaram o agressor e ele foi preso. Esta é a quarta vez, desde 2020, que o homem é detido por descumprir a medida protetiva. A última prisão ocorreu há oito meses e ele estava apenas a um mês fora da prisão.
Atualmente 160 mulheres possuem medida protetiva e são monitoradas pela GCM e podem acionar a Patrulha Maria da Penha por meio do aplicativo “Está Acontecendo” e pelo número 4745-2150.