O prazo para a inscrição no Prêmio Conectando Boas Práticas 2021, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes e a Fundação Lemann, foi prorrogado. Professores, coordenadores pedagógicos e diretores poderão se inscrever até o dia 10 de janeiro. O tema desta edição é o enfrentamento dos desafios potencializados pela pandemia, reconhecendo o empenho dos educadores na manutenção da aprendizagem e na garantia da educação para todos no cenário pandêmico.
Pela premiação serão selecionados 30 projetos, sendo dez por categoria, para publicação. Dentre eles, as seis melhores práticas receberão premiação em dinheiro de R$ 5 mil cada, sendo premiados dois projetos de cada categoria. O prêmio é promovido pela Rede Conectando Saberes, com a proposta de conectar, fomentar e disseminar projetos educacionais para que essas boas práticas alcancem mais pessoas e causem ainda mais impacto na educação nacional.
Os projetos devem se enquadrar nas temáticas: Recuperação da aprendizagem (reforço escolar e/ou teste diagnóstico), Participação familiar, Organização curricular e/ou disciplina inovadora, Ensino híbrido e/ou remoto, Permanência (evasão escolar) e Saúde mental. A premiação é aberta para todo o Brasil.
Os premiados receberão placas de reconhecimento, ferramentas para a gestão e replicabilidade do projeto, além de mentorias para apresentação das propostas no Evento Nacional da Conectando Saberes e no Seminário Local do Núcleo da Conectando Saberes Mogi, em atividade desde 2019.
Professores, coordenadores pedagógicos e diretores poderão se inscrever pela plataforma Prosas, onde também está disponível o edital (https://conectandoboaspraticas.prosas.com.br/). Os vencedores serão conhecidos a partir de março de 2022. Os resultados serão divulgados no site da Conectando Saberes (https://www.conectandosaberes.org).