Ontem, o governador João Dória anunciou o fim da obrigatoriedade das máscaras em ambientes abertos. A maioria das prefeituras do Alto Tietê confirmou que vai seguir a decisão do Governo do Estado.
Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Guararema, Poá, Santa Isabel e Salesópolis seguem o decreto integralmente, liberando o uso de máscaras em ambientes abertos.
Suzano segue o decreto do governo do Estado, com ressalvas: continuará sendo obrigatório o uso de máscara em ambientes fechados, transporte público e escolas (inclusive em quadras, pátios e áreas de lazer).
Mogi das Cruzes informou que vai liberar o uso de máscaras em alguns lugares, mas ainda não especificou onde. por isso, é preciso esperar o decreto.

Sem máscara
De acordo com o Governo do Estado, as pessoas podem andar sem máscara nos seguintes locais: ruas, praças, parques, pátios de escola, estádios de futebol, shows e eventos ao ar livre.
Com máscara
Agora é obrigatório o uso de máscara em ambientes fechados de acesso público, comércios, escritórios, escolas e transporte público.
O governo ainda definiu quem deve continuar usando máscara em todos os lugares:
- pessoas com sintomas gripais;
- pessoas com esquema vacinal incompleto;
- imunodeprimidos ou com doenças crônicas;
- pessoas em ambientes aglomerados, mesmo que sejam abertos.
Em Mogi, por conta do grande sucesso e altos índices de vacinação, a prefeitura chegou a estudar o uso facultativo de máscaras em ambientes públicos fechados da cultura e do esporte. todavia, mesmo com o êxito na vacinação, e após reavaliações com técnicos da saúde e da Vigilância Sanitária, infelizmente a dispensa da máscara nesses espaços não se mostrou viável ainda neste momento, motivo pelo qual o município seguirá integralmente as orientações do Plano SP, do Governo do Estado.