Fotos: Divulgação / PMMC
O Bunkyo de Mogi das Cruzes promoverá neste domingo (19), às 10 horas, a sua tradicional Missa Campal para homenagear a imigração japonesa no Brasil e no município. A celebração religiosa acontecerá na Praça do Imigrante, onde se encontra o monumento do Imigrante Japonês, construído em 1969 para agradecer a vinda dos japoneses para o município.
Revitalização
Apesar do Bunkyo de Mogi das Cruzes realizar manutenções periódicas no local, por se tratar de um espaço público, a necessidade dos serviços de zeladoria precisa ser constante. Por esta razão, a Associação fechou parceria com o Grupo RM/Remote Innovation para os serviços de zeladoria e segurança 24 horas, com a Conectmax para oferecer internet gratuita no local e a J.A Solar que fará a iluminação por meio de energia solar, tornando o espaço mais sustentável.
“São parcerias importantes porque ajudarão a manter o espaço, que é um patrimônio da cidade, sempre revitalizado e seguro. As empresas manterão a praça sempre pintada, com um jardim com flores e luzes em led, alimentadas por energia solar. Além disso, teremos como diferencial a Internet, que nem todos os espaços públicos têm à disposição”, destaca Frank Tuda, presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes.
Sobre o monumento do Imigrante Japonês
É uma obra assinada pelo artista Antonio Josephus Maria de Van de Wiel, inaugurada no dia 7 de setembro de 1969 para comemorar, na época, os 50 anos da imigração japonesa em Mogi. Uma curiosidade são os rostos usados para esculpir o casal confeccionado em bronze. Trata-se do tradicional médico Nobolo Mori e Mônica Kagawa. Eles foram convidados pelo artista, pois eram alunos do seu ateliê na época em que esculpiu as estátuas.
A Praça do Imigrante está localizada na Avenida Voluntário Pinheiro Franco, no Jardim Santista, em Mogi das Cruzes.