A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes começará no dia 3 de janeiro as ações do programa “Aprender mais e ninguém para trás”, iniciativa do Grupo de Trabalho de Recomposição e Recuperação de Aprendizagem do Gaepe Mogi (Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação). A primeira etapa será a recuperação das aprendizagens que acontecerão nas férias de janeiro em 28 escolas municipais de ensino fundamental, que fizeram a adesão ao projeto.
Para esta primeira etapa, era previsto inicialmente a participação de cinco escolas, mas a adesão superou as expectativas da Secretaria Municipal de Educação. “A aprendizagem sofreu grandes impactos neste período da pandemia e é o momento de nos empenharmos para recompor e recuperar as aprendizagens dos estudantes da rede municipal mais vulneráveis. A participação das escola é muito significativa e reflete o compromisso e a preocupação de nossas escolas com o futuro das crianças de Mogi”, disse o secretário de Educação, André Stábile.
Entre os dias 3 e 7 de janeiro, a programação será dedicada à organização das turmas e das escolas e a formação dos professores e estagiários, que será feita pelos técnicos do Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria Municipal de Educação. Para esta etapa do programa serão trabalhados o Teatro de Leitores com o objetivo de desenvolver a proficiência leitora dos estudantes e a plataforma digital Matific para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
As atividades com os alunos serão realizadas duas vezes por semana de 10 a 28 de janeiro, de segunda a quinta-feira. Às sextas-feiras, os profissionais estarão em formação no Bloco Didático do Cemforpe com a equipe do Deped. Os grupos serão divididos com no máximo 12 estudantes, que poderão ser do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, inclusive os que estão concluindo o 5º ano neste ano e que estarão no 6º ano em 2022. Os alunos que utilizam o transporte escolar terão o serviço oferecido nesse período.
Construído de forma coletiva, o programa “Aprender mais e ninguém para trás” foi estruturado em três eixos: recuperação, recomposição e ampliação das aprendizagens e está formalizado como política pública da gestão municipal. Além deste período nas férias de janeiro, o programa também contará, ao longo do ano, com ações perenes de suporte à aprendizagem com a possibilidade de carga suplementar de até seis horas para os professores com um terço dedicado à formação.