Foto: Tv Diário
Debaixo d’agua há mais de 15 dias, a população de Itaquá afirma que as consequências das chuvas é um problema de longa data, que as chuvas de verão provocam enchentes no bairro há mais de 20 anos.
Os moradores afirmam que uma das razões para tal desastre é a proximidade da área com o rio Alto Tietê, que não está dando conta do alto volume de água. Existem trechos do bairro que é praticamente impossível atravessar de carro. Em várias ruas, a altura da água se aproxima dos joelhos, fazendo com que os moradores tenham que passar pela enchente para conseguir se locomover de um lado ao outro.
Como a maioria das casas do bairro são sobrados, existem famílias que ainda conseguem permanecer no local, mas a recomendação é de que as mais prejudicadas deixem os imóveis até que a situação se normalize e o local volte a ser seguro.
O departamento estadual de águas e energia elétrica informou em nota que a Barragem da Penha tem a função de controlar a vazão do Rio Tietê e que a operação é feita como medida complementar ao controle de cheias na bacia do rio.
O Condemat deve se reunir com o Daee para tratar do assunto no dia 1 de março.