Mostra ‘Olhares da Infância’ apresenta obras de alunos do Boa Vista em Suzano

Foto: Gabriel Lima/Cultura Suzano

Trabalhos foram realizados por 30 estudantes da Escola Municipal Vereador Waldemar Calil; iniciativa pode ser conferida até o final deste mês

O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi realizou na tarde desta terça-feira (13/06) a abertura da exposição “Olhares da Infância”, exibição desenvolvida por 30 estudantes da Escola Municipal Vereador Waldemar Calil, do bairro Cidade Boa Vista. A atividade, promovida pela Secretaria de Cultura de Suzano, se estende até o dia 30 de junho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas. O público que for ao espaço poderá apreciar as pinturas e desenhos que destacam as experiências vividas pelos estudantes na infância.

A iniciativa surgiu por meio do projeto “Mochilas Pedagógicas” e foi desenvolvido pelos professores Vitor de Lima Santos e Gisele Martins, além da coordenadora Maria Remesso, e busca resgatar o gosto pelas artes visuais em um mundo imerso em tecnologias. A iniciativa também trouxe momentos de desenhos livres, chamados de “Desenhaço”, momento em que a escola deixa suas atividades habituais para estimular e desenvolver a criatividade por meio deste tipo de produção.

Cada obra carrega histórias de crianças que, sensivelmente, trouxeram uma perspectiva da infância frente ao mundo, com a produção de itens que trazem questionamentos sociais acerca desta fase da vida. A unidade de ensino ainda buscou realizar oficinas em que a criatividade foi fomentada a partir do da troca e da observação, direcionando seus sentimentos e expressões em uma tela, sem a necessidade e obrigação da realização de uma tarefa.

De acordo com o prefeito em exercício e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, a mostra busca dar voz ao público infantojuvenil. “Com certeza, é importante valorizar a perspectiva e visão de mundo das crianças, principalmente da nossa rede de ensino. Por meio de ações de educação ativa como esta, é possível potencializar a comunicação e, ao mesmo tempo, criar uma relação de afetividade entre aluno e instituição, movimento que garante o entendimento, compreensão e observação dos sentimentos dos jovens. A mostra visa destacar exatamente estas emoções, por isso, convido a todos para prestigiar”, disse Walmir.

O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi está localizado na rua Benjamin Constant, 682, no centro da cidade.

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp