Começou na última quinta-feira (03) a obra emergencial para amenizar os transtornos e garantir uma fluidez melhor no trânsito na região do incidente que aconteceu no início desta semana na Marginal Tietê. Uma nova pista de rolamento fará a conexão da Rua Aquinos à Av. Embaixador Macedo Soares (pista local Marginal Tietê). A previsão é que a nova via seja entregue já nas próximas 48 horas.
A nova pista de rolamento, realizada pela empresa Acciona com projeto de desvio de tráfego da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), terá dez (10) metros de largura e receberá todos os veículos e motos que trafegam pela pista local usualmente, ainda sem data estimada para a sua liberação. O prefeito Ricardo Nunes esteve na manhã de hoje (04) acompanhando os trabalhos para a abertura da via.
“A CET indicou a abertura desta via opcional de desvio, paralela à Marginal. Para isso, foi necessário fazermos decretos para a requisição administrativa de três imóveis e agora devemos concluir esta intervenção até segunda-feira, dependendo da chuva.”, explicou o prefeito. “Com esse desvio a gente aumenta apenas 200 metros com relação ao percurso que eles fariam utilizando a via da marginal, por isso que é uma ação rápida e importante, que tem todos os cursos arcados pela empresa Acciona, que tem a concessão da Linha 6 do Metrô”, completou.
A ideia é que a nova via seja temporária. Com a liberação da pista local da Marginal Tietê, ainda sem data definida, os imóveis utilizados poderão ser devolvidos aos seus proprietários. Enquanto isso, o trânsito na região do acidente continuará sendo monitorado 24 horas
A nova pista de rolamento tem por objetivo principal abrir um desvio para atender cinco linhas de ônibus que transportam quase 40 mil pessoas que trabalham e moram na região e tiveram seus deslocamentos prejudicados. Também serão beneficiados os motociclistas, que utilizavam a pista local por questões de segurança, e motoristas de veículos que estão na Marginal Tietê e são impedidos de seguir pela via.
Além de auxiliar o tráfego na região da Marginal Tietê, a nova via irá contribuir para desafogar o tráfego intenso da Avenida Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente, oferecendo mais uma opção para todos que precisam passar pela região.
“Uma situação dessa, com o acidente que houve, a Prefeitura, a empresa e a Sabesp tiveram até que uma resposta bastante rápida e, principalmente, não houve nenhuma vítima. Isso é fundamental”, ressaltou Ricardo Nunes.
Trânsito na região
Agentes de campo da Companhia estão no local orientando os condutores e adotando as medidas necessárias para melhorar a fluidez do trânsito. A recomendação é que os motoristas que tiverem alternativas de deslocamento, evitem a Marginal Tietê e a região do entorno do local onde houve a intercorrência.
Como medida de mitigação de impacto, o Rodízio Municipal de Veículos, o Rodízio de Caminhões, bem como as Zonas Máximas de Restrição de Caminhões e Fretados continua suspenso nesta semana, retornando na próxima segunda-feira (7). A Zona Azul e a proibição de circulação de veículos pelos corredores e faixas exclusivas de ônibus estão mantidas.
A linha de ônibus 9047/10 Jd. Paulistano – Lapa, que trafega pela Av. Embaixador Macedo Soares com a Ponte do Piqueri (no sentido Ayrton Senna, Freguesia do Ó), continua sendo desviada desde as 9h de terça-feira, 1º de fevereiro.
9047/10 Jd. Paulistano – Lapa
Ida: sem alteração.
Volta: Rua William Speers, Rua Aristides Viadana, Pça. Jácomo Zanella, Av. Ermano Marchetti (sentido centro), Pça. Dr. Pedro Corazza,
Av. Com. Martinelli, Ponte da Freguesia do Ó, prosseguindo normal.