Imagens: Terra
Ele faleceu na última quarta-feira (29) e estava passando por um tratamento de um câncer no intestino.
Nascido no Rio de Janeiro em 1940, iniciou seus estudos ainda criança e teve o primeiro recital profissional em 1949, no Theatro da Paz. Na época, venceu importantes concursos no Brasil, como o Jovens Solistas, promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira, nas edições de 1949 e 1952.
Alguns dos destaques de sua carreira foram as interpretações de grandes compositores como Liszt, Chopin, Prokofiev e Villa-Lobos, além de popularizar a música brasileira com gravações de Ernesto Nazareth e clássicos do choro e do samba.
Segundo informações do Instituto Piano Brasileiro, entre as orquestras e regentes com quem se apresentou, destacam-se as Filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia, as Sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, além das orquestras da BBC de Londres e a Nacional da França. No Brasil, entre os artistas e grupos com quem trabalhou, um dos destaques é o conjunto época de ouro, fundado por Jacob do Bandolim, o cantor e violeiro Elomar Figueira Mello, e os maestros e multi-instrumentistas Paulo Moura e Heraldo do Monte.
- Reportagem de Agência Brasil