Foto: Secom Poá/Divulgação
A Secretaria de Cultura de Poá está com inscrições abertas para a 3ª Conferência de Cultura seguem até esta quinta-feira (24). Elas podem ser feitas de forma online por meio do site da Prefeitura de Poá. O evento realizado em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais será nesta sexta-feira e sábado (25 e 26), das 9 às 17 horas, no Teatro Municipal Turíbio Ruiz.
O tema deste ano será “Construindo Diretrizes para o Plano Municipal de Cultura”, com o objetivo de discutir e elaborar propostas com a população para projetar o setor cultural da cidade para os próximos dez anos. A conferência será aberta a toda a população. Importante destacar que o interessado poderá se inscrever para qualquer um dos dois dias do evento ou em toda a conferência.
Programação
Na sexta-feira (25), a programação inicia às 9 horas com o primeiro painel do dia com o tema: “Planos Municipais de Cultura, o que são e para que servem?”, e contará com a presença da especialista em gestão cultural, Camila Marujo.
Em seguida, o segundo painel trará o tema “Aprendendo com os vizinhos: as experiências de Mogi das Cruzes e Guarulhos”. Neste momento, representantes das duas cidades irão compartilhar experiências do processo de elaboração dos respectivos planos municipais, a fim de explicitar as diversas metodologias de criação utilizadas e que poderão ser utilizadas como exemplo para Poá.
No período da tarde, os participantes irão conhecer em detalhes a atual estrutura administrativa da Secretaria de Cultura e traçar um diagnóstico cultural do município, a fim de servir de base para a etapa de discussão dos eixos temáticos, a ser realizada no dia seguinte.
Para o sábado (26), os organizadores reservaram o período para os grandes debates e momentos de proposições. No total, serão oito eixos temáticos transversais que vão desde a gestão cultural até a descentralização das ações. Após a discussão em grupos, os participantes irão apresentar suas propostas em plenária e votar para incluir nas diretrizes do plano.
Outras etapas previstas são a escolha dos delegados para a Conferência Estadual de Cultura e a eleição dos representantes da sociedade civil para o novo mandato do Conselho de Políticas Culturais, que se encerra em dezembro.