O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, se reuniu nesta segunda-feira (11/04) com a diretoria da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para tratar do fechamento dos últimos dois poços na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), na Vila Maria de Maggi. A expectativa é de que os trabalhos sejam executados e finalizados ainda neste ano, assim como o recapeamento do trecho desde a descida do viaduto Ryu Mizuno até o limite com a cidade de Poá.
As novidades foram compartilhadas pelo gerente da Sabesp no Alto Tietê, Eduardo Camargo; pelo gerente Comercial, Zemicindo Miguel Mendes; pelo engenheiro Maurício Izidoro; e pelo coordenador de Empreendimentos, Adriano Barbosa. Na oportunidade, os representantes do órgão estadual destacaram que os serviços serão realizados a custo zero para a prefeitura.
“Até dezembro deste ano, vamos fechar os últimos dois poços e pavimentar a avenida, nos trechos de ida e de volta. Os trabalhos deverão ser iniciados já no mês de maio, finalizando essa intervenção no local, que vai beneficiar milhares de pessoas. Tudo isso será feito a partir de investimento da Sabesp, ou seja, sem custo para a prefeitura”, disse Camargo.
De acordo com a Sabesp, os serviços se referem ao interceptor conhecido como ITi16, que permitirá o transporte dos detritos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Suzano. A tubulação tem 4,8 quilômetros de extensão. Deste total, 700 metros são executados na SP-66. As intervenções vão contemplar 361 mil pessoas de quatro municípios da região, principalmente os suzanenses que vivem na região norte.
Inclusive, devido aos avanços nas questões de saneamento básico, neste ano, Suzano é destaque no levantamento nacional “Ranking do Saneamento 2021”, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria GO Associados. O estudo indica que o município apresenta o 14º melhor saneamento básico do País, considerando as cem maiores cidades brasileiras. De acordo com o levantamento, Suzano tem o maior índice do Alto Tietê e é o 7º no Estado.
Em sua fala, Ashiuchi agradeceu o parecer da Sabesp e o serviço de pavimentação da via. “Em paralelo ao recapeamento, teremos uma zeladoria completa, revisão da iluminação pública e nova sinalização de trânsito. Queremos entregar até o final do ano uma avenida melhor aos motoristas e aos moradores da Vila Maria de Maggi. Agradeço à Sabesp pela finalização do trabalho”, finalizou.