Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, por meio do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), resgatou um grupo de animais silvestres de um cativeiro ilegal no distrito de Palmeiras durante a noite da última sexta-feira (20/01). A ocorrência, configurada como crime ambiental, registrou o salvamento de mais 15 aves de diferentes espécies, além de saruês e saguis. Os animais estão sob os cuidados de um centro de reabilitação animal.
Na ocasião, a equipe estava em patrulhamento preventivo pela região quando uma denúncia de populares chegou aos agentes, os alertando sobre a existência de um suposto viveiro no qual um morador prendia diferentes animais em gaiolas. Dadas as circunstâncias, o GPA se deslocou até o endereço.
Chegando ao local, a equipe deparou-se com diversas gaiolas com diferentes pássaros silvestres, incluindo espécies de canários, sabiás, curiós, dentre outros. A ação resultou no encaminhamento do responsável pelo crime à Delegacia de Polícia Central para responder por seus atos. Por sua vez, os animais recolhidos foram levados a um centro especial de reabilitação, onde passarão por um processo de readaptação e posteriormente serão devolvidos à natureza.