O Procon de Itaquaquecetuba lançou uma campanha para que a população denuncie os estabelecimentos comerciais que estejam realizando testes de Covid-19 e h3n2 com preços abusivos, tendo em vista o aumento dos casos da doença e a procura pela realização, uma vez que se trata de saúde pública.
As farmácias e laboratórios denunciados serão fiscalizados e a equipe do Procon vai comparar o valor cobrado com a média ofertada pelo mercado, devendo o preço ser acessível, conforme explica o secretário de Governo, Marcello Barbosa. “Estamos falando de algo que pode matar. Fazer o teste para detectar a Covid-19 ou a gripe h3n2 é uma necessidade, não luxo. Vamos fiscalizar todos os locais denunciados.”
Em meio a uma pandemia, o aumento injustificado de preços é uma prática criminosa, pois atenta contra a economia popular, além de colocar em risco o acesso da população à testagem que garante segurança sanitária. “O momento é de união e não de tirar vantagem. Precisamos nos ajudar. A vida não tem preço, não podemos sujeitar as pessoas a uma situação como essa”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
As denúncias podem ser feitas presencialmente, na sede do órgão, que fica na Dom Thomaz Frey, 89 – centro, pelo telefone 4642-2005, das 9h às 16h, ou pelo e-mail: proconitaqua@gmail.com.