Para oferecer o acesso digital gratuito às pessoas em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, na semana passada, o lançamento do Programa de Assistência e Inclusão Sociodigital, o Pais. A ação ocorreu no Paço Municipal, na Vila Romanópolis e contou com a presença da prefeita Priscila Gambale.
O novo serviço estará disponível a partir desta semana em quatro entidades parceiras, no Jardim Angelina, na Rua Kazuo Yokomizo, 122; Vila Margarida, na Rua das Margaridas, 710; Jardim São Luís, na Rua Vicente de Custódio da Silva, 747 e na Vila Santo Antônio, na Rua Francisco Fernandes Barroso, 30. Ao todo, serão 12 polos de atendimento e alguns ainda estão em fase de instalação.
Cabe destacar que os equipamentos foram doados pela empresa estatal Correios. A utilização dos computadores é gratuita e haverá um instrutor responsável para auxiliar os moradores durante o uso. Para participar, basta comparecer em um dos polos parceiros.
“Dar oportunidades para quem mais precisa é um dos nossos principais objetivos. A inclusão sociodigital é uma questão importantíssima e o Pais beneficiará dezenas de ferrazenses que terão a oportunidade de se integrar com a era digital”, afirmou a chefe do Executivo.
No Parque Nosso Recanto, por exemplo, o projeto Beija-Flor, que oferece atendimento e inclusão social para pessoas com deficiência intelectual, já instalou os computares e os alunos começaram a usar o serviço. “Esse projeto promoverá atividades que garantem a autonomia e inserção digital na vida dessas pessoas, além da melhoria na qualidade de vida”, destacou o secretário da pasta, Robson Xisto.
Ainda segundo o titular da Assistência Social, o Pais é uma vitória na realidade e necessidade das variadas situações sociais na era digital. “Esse é mais um benefício para nossos ferrazenses. Proporcionar melhorias na vida de jovens e adultos por meio do acesso da internet possibilita a ampliação dos conhecimentos e gera condições para as famílias terem autonomia social e financeira. Agradeço a todos os nossos parceiros, equipes e a prefeita Priscila Gambale que apoiou nosso projeto desde o início”.
Na ocasião, também estiveram presentes os secretários Renato Gomes e José Batista, de Segurança e Esporte e Lazer, o vice-presidente da Câmara, Alexandre Silva, o Teteco, e o vereador Juca do São Judas, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cida Gambale. O representante dos Correios, Eduardo Fernandes, e o coordenador do Beija-Flor, Jeferson Willian, também prestigiaram o evento.