Foto: Comunicação PMG
Campanha “Bem te vi, passarinho!” ensina o que fazer ao encontrar aves que, por algum motivo, caíram do ninho ou estão machucadas
Conhecida por rica fauna e flora, Guararema é o lar de diversas espécies de aves silvestres, inclusive algumas raras, como o Bicudinho-do-brejo-paulista. Para orientar os moradores e visitantes sobre o que fazer ao avistar pássaros caídos no chão, a Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, está divulgando orientações específicas. É a campanha “Bem te vi, passarinho!”.
Em áreas mais arborizadas, como em zonas rurais, encontrar aves em situações assim pode ser comum. Em primeiro lugar, é preciso manter a calma e observar, já que somente assim será possível ajudar.
Se a ave estiver ferida, a recomendação é registrar uma foto ou vídeo do animal, e então contatar um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) ou um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).
Mas se ela não estiver ferida, é preciso identificar a fase de crescimento em que está, com base na aparência. Se for recém-nascida ou filhote, e o ninho estiver visível e acessível, a pessoa deve reposicionar a ave lá, para que os pais possam encontrá-la e voltar a alimentá-la. Se não for possível enxergar o ninho, a melhor opção é deixar a ave em um local seguro.
Já se o pássaro for adulto e estiver um local perigoso, deve ser deixado em um ponto que esteja fora do alcance de predadores domésticos. E se já estiver segura não é preciso fazer nada, pois a ave está bem.
Em caso de dúvidas, os moradores e visitantes podem entrar em contato com a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Guararema pelo telefone (11) 4693-8000 – ramal 8071.