Com ele os brasileiros com contas atrasadas, de qualquer natureza ou valor e independentemente de sua renda, poderão recorrer aos órgãos de defesa do consumidor de estados e municípios a fim de negociar suas dívidas. O mutirão nacional se estenderá até o dia 11 de agosto.
A iniciativa visa auxiliar os cidadãos em dificuldades financeiras antes que suas dívidas superem suas capacidades de pagamento. De acordo com a Senacon, o Renegocia! E o Desenrola Brasil são ações complementares, a diferença entre as duas ações é que no Renegocia! não há um valor limite para a dívida e nem restrição de renda dos consumidores que queiram negociar não só dívidas bancárias, mas também com lojas e serviços como água e luz.
Ficam de fora do programa apenas as dívidas com pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário, que não podem ser repactuadas.
A renegociação pode ser realizada nos postos do Procon ou pela internet pelo portal consumidor.gov.br. Para acessar o portal é necessário realizar o login do gov.br nível prata ou ouro.