Imagem: Ampla Clínica
A vítima trata-se de um homem de 24 anos, morador do Parque São Benedito com histórico de anemia falciforme.
De acordo com a ficha de investigação do paciente, o homem foi atendido em um hospital da rede privada de Arujá, onde deu entrada no dia 12 de abril. De acordo com seu histórico de internação, o paciente estava com crise falciforme aguda, relatava dor intensa, rebaixamento do nível de consciência e queda acentuada de saturação, tendo o óbito declarado em 13 de abril, após uma parada cardiorespiratória.
A região do Alto Tietê já contabiliza 43 mortes pela doença: 33 em Guarulhos, 5 em Suzano, 2 em Mogi das Cruzes, 1 em Ferraz de Vasconcelos, 1 em Itaquaquecetuba e 1 em Santa Isabel. Guararema, Biritiba e Poá seguem com óbitos em investigação.
Cidades do Alto Tietê estão sem estoque da vacina contra dengue. As duas únicas cidades que tem poucas doses da vacina, conta com vencimento para o final de abril. O ministério da saúde chegou a ampliar a vacinação para idades entre 6 e 16 anos, anteriormente era de 10 a 14 anos.
Como não tem doses disponíveis, o Alto Tietê manteve a vacinação para idade de 10 a 14 anos, com excessão de Mogi que havia doses para vencer e ampliou para faixa etária de 6 a 16 anos. Mas já notificou que assim que chegar mais doses, vai seguir o padrão de distribuição para a faixa etária anterior.
As cidades que ainda possuem vacina são: Suzano com 100 doses; Itaquaquecetuba com 200 doses e Ferraz com 400 doses, todas com vencimento para final de abril. Santa Isabel, Poá, Mogi das Cruzes e Arujá, estão com o estoque zerado.
Seis cidades do Alto Tietê decretaram epidemia de dengue. Enquanto a população fica sem vacinação, a região aguarda pronunciamento do ministério da saúde.