Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano
Encontro é voltado exclusivamente para o público feminino e se destina ao autoconhecimento; atividade ocorre em 9 de março
A Prefeitura de Suzano, por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e da Secretaria Municipal de Cultura, abre as inscrições para o workshop “Danças Circulares Sagradas” na próxima segunda-feira (27/02). A atividade, exclusiva para o público feminino, marca o início da programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O encontro gratuito terá 50 vagas e será realizado no dia 9.
As mulheres interessadas em participar da atividade devem se inscrever junto ao Saspe (rua General Francisco Glicério, 1.334 – centro), a partir de segunda-feira, das 8 às 17 horas, mediante a apresentação de um comprovante de residência e um documento de identidade com foto, enquanto houver vagas disponíveis.
O workshop será realizado no dia 9 do mês que vem, das 18h30 às 22 horas, no Casarão da Memória Antônio Marques Figueira (rua Campos Sales, 547 – centro). O encontro exclusivo para mulheres será ministrado pela assistente social Janete Gomes Figueira, profissional pós-graduada em gerontologia social e arteterapia junguiana, e pela psicóloga Sandra Vieira Barros, formada em Danças Circulares Sagradas pela Comunidade Dedo Verde.
O intuito da atividade, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, será apresentar essa expressão artística milenar que rememora o protagonismo feminino na história da humanidade, fazendo referência às fases de desenvolvimento e amadurecimento que passam pelo nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera e morte.
De acordo com a diretora de projetos do Saspe, Sandra Lopes Nogueira, o workshop promove um momento único para o público feminino, sendo indicado para mulheres acima de 18 anos ou menores de idade acompanhadas por uma adulta responsável. “A ação visa proporcionar uma experiência de educação e cura às mulheres. A iniciativa tem como objetivo presentear as suzanenses com esse conhecimento milenar, promovendo o autoconhecimento. A interação e cooperação entre as participantes propõem a melhora da autoestima, empatia, capacidade de concentração, alívio do estresse, da depressão, autoconhecimento, sensibilização e aceitação corporal, além de ajuda no desbloqueio emocional”, explicou.
Já a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, reforçou a importância e o simbolismo da ação neste mês de março. “Todos os anos nós propomos fazer uma programação diferenciada em referência ao Dia Internacional da Mulher e desta vez não é diferente. Nosso objetivo é devolver a autoconfiança às mulheres que, muitas vezes, têm seus anseios minados. A prática também desenvolve o lado artístico e criativo das participantes. Tenho certeza de que será um momento incrível no Casarão da Memória, um lugar cheio de afeto e tão bem cuidado pela Secretaria Municipal de Cultura, pasta que endossa essa nossa parceria”, reforçou.