Os servidores públicos municipais de Guarulhos, na Grande São Paulo, decidiram suspender a greve nesta segunda-feira (20) após audiência de conciliação realizada no Tribunal de Justiça de São Paulo. A deliberação foi aprovada em assembleia realizada em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap).
Segundo a entidade sindical, as negociações com a Prefeitura seguirão por mais 20 dias. Durante esse período, os oito dias de paralisação serão abonados, sem descontos nos salários dos trabalhadores.
A principal reivindicação da categoria era um reajuste salarial de 8%, com o objetivo de repor perdas inflacionárias. A Prefeitura, no entanto, apresentou uma contraproposta de 2%, rejeitada pelos servidores. Um dos avanços da audiência foi o reconhecimento da necessidade de correção salarial para servidores operacionais que recebem menos de um salário mínimo — esses profissionais deverão receber um reajuste específico.
Na semana passada, mais de mil servidores participaram de um ato em frente ao gabinete do prefeito Lucas Sanches (PL). A mobilização contou com a presença de trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e escolas municipais, que denunciaram condições precárias de trabalho e defasagem salarial. Vereadores envolvidos na aprovação do reajuste proposto pela Prefeitura também foram alvo dos protestos.