Foto: Divulgação/Gov BR/ FAB
O pouso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (19), com 219 brasileiros que estavam em israel. Ao todo, mais de mil pessoas foram atendidas pela operação “Voltando em Paz”, do Governo Federal.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o próximo voo deve trazer mais de 200 pessoas. Isso vai permitir o transporte de todos os brasileiros em Israel, e de mais 15 estrangeiros da Argentina, do Uruguai, Paraguai e da Bolívia que pediram ajuda ao Brasil para sair da região. Um avião presidencial já está no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para retirar os brasileiros que estão em Gaza.
Após os Estados Unidos barrar o acordo de paz proposto pelo Brasil, o Presidente americano Joe Biden, em visita a Israel, afirmou apoio ao país e disponibilizou ajuda humanitária de 100 milhões de dólares para Gaza.
Enquanto isso, após doze dias de conflito, o número de mortes chegou a mais de cinco mil entre judeus e palestinos. O exército israelense continua com ataques em Gaza, mobilizando seus soldados para uma invasão por terra.