Foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano
A rede municipal de ensino de Suzano ficou em 23º lugar entre as demais de todo o mundo que participaram da Olimpíada Matific 2022, plataforma educacional voltada para a matemática nas escolas. Esta é a quarta edição do evento que reúne milhões de estudantes de educação infantil e ensino fundamental em mais de 2 mil exercícios. No caso de Suzano, todos os alunos do 1º ao 5º ano participaram.
De acordo com a própria Matific, em seu site destinado à competição, a olimpíada promove a paixão pela matemática, melhora os resultados, reduz a defasagem escolar e contribui para diminuir a ansiedade na hora de aprender a matéria. As disputas ocorreram entre os dias 12 e 16 de setembro, de forma on-line, e contou com a presença de representantes de 20 países.
Em Suzano, o sistema é utilizado em 35 escolas por 800 professores e mais de 13 mil alunos. A plataforma, que é de origem israelense, foi anunciada no ano passado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi após um investimento da ordem de R$ 1,4 milhão, e passou a ser utilizada neste ano. No Brasil, onde a plataforma Matific é utilizada em outras cidades, o destaque foi para a Escola Municipal Lidia Lima da Silva, que fica no bairro Jardim Planalto, em Palmeiras. De acordo com o ranking nacional da competição, a unidade ficou em 28º lugar entre as cem mais bem colocadas do país.