A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano iniciou nesta segunda-feira (27/12) um novo protocolo de atendimento na rede de atenção básica, que passará a acolher a demanda de pacientes com sintomas de síndrome gripal. A medida se faz necessária a fim de diluir a procura por atendimento Pronto-Socorro Municipal, que registrou aumento de 83% nas últimas semanas. O acolhimento à livre demanda na rede básica deve seguir até pelo menos o dia 30 de dezembro, das 7 às 17 horas. A medida emergencial foi anunciada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi no último domingo (26/12), diante da alta procura pelo Pronto-Socorro Municipal durante o mês de dezembro. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a mudança no protocolo de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde ocorre em um momento estratégico visto o aumento no número de casos da Influenza H3N2 na região Metropolitana de São Paulo.
“É importante frisar que não se trata de uma problemática isolada. Nosso Sistema Único de Saúde (SUS) prevê a assistência universal, com o acolhimento de todos os pacientes que necessitarem de atendimento, sendo eles do município ou não. Pensando nisso, decidimos agilizar essa tarefa descentralizando o atendimento do PS Municipal para os médicos generalistas nos postos de saúde. Essa é uma alternativa que visa garantir mais agilidade e qualidade no atendimento, sendo que cerca de 32% dos pacientes atendidos em Suzano são provenientes de outras cidades”, afirmou Ishi.
Diante disso, é esperado o aumento da demanda de pacientes nas UBSs. Inclusive, já nesta segunda-feira (27/12), todas as unidades contaram com equipes de acolhimento e médicos escalonados ao longo do dia. “É importante destacar que, em paralelo ao acolhimento específico aos casos de síndrome gripal, os atendimentos de rotina continuaram”, reforçou o secretário.
Além da medida emergencial na rede de atenção básica, que deve prevalecer até pelo menos o próximo dia 30, a administração municipal segue com o atendimento vigente 24 horas no gripário do PS Municipal, onde haverá reforço com a contratação de dois médicos e de uma equipe de 17 novos profissionais da enfermagem.
“O acolhimento nos postos de saúde, das 7 às 17 horas, é recomendado para aqueles pacientes com sintomas moderados, a fim de que sejam avaliados, receitados e, se necessário, submetidos ao teste de Covid-19. Já os casos graves são encaminhados ao Pronto-Socorro, onde há estrutura para eventuais procedimentos, caso haja necessidade de internação”, explicou o prefeito.
Por fim, o chefe do Executivo pontuou a importância dos cuidados contra a gripe e a Covid-19, especialmente neste período de festas. “Precisamos que todos continuem se cuidando, com máscara, álcool em gel e evitando aglomerações. Não podemos descuidar porque o vírus continua circulando, com novas variantes. Os casos de Influenza H3N2 na região Metropolitana também são preocupantes. Queremos um ano novo de paz, saúde e tranquilidade para nossa população”, concluiu Ashiuchi.