Suzano apresenta primeiro ônibus elétrico do transporte público da região

A Prefeitura de Suzano e a Radial Transporte apresentaram nesta segunda-feira (21/02) o primeiro ônibus elétrico do Alto Tietê, que passará a integrar a frota do transporte público municipal. Ele circulará em fase de testes a partir dessa semana e, após posterior avaliação técnica, o modelo poderá substituir parte dos automóveis em funcionamento atualmente, reduzindo a emissão de gases poluentes e garantindo mais conforto e comodidade aos passageiros.

A solenidade foi aberta a autoridades municipais e à imprensa em frente ao Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, onde o novo modelo estava exposto. A apresentação sobre suas funcionalidades e particularidades foi feita dentro do próprio ônibus elétrico, em uma breve viagem pelas ruas da cidade. Na ocasião, todos os presentes puderam acompanhar de perto o desempenho do automóvel, que é mais estável, silencioso e espaçoso.

O ônibus elétrico já começa a circular pela cidade nesta semana, ainda em fase de testes. Ele terá um rodízio de itinerários para poder atender vários bairros. O seu rendimento em cada trajeto será analisado pela Radial para identificar a viabilidade do modelo em cada linha e a performance da bateria em cada viagem. Esta etapa de análise é essencial para a implementação dos modelos na cidade de forma eficaz e estratégica. A medida contou com um investimento de R$ 2,5 milhões por parte da concessionária.

Oferecendo viagens mais confortáveis e seguras, o novo modelo de testes terá autonomia de rodagem de cerca de 150 quilômetros por recarga. Já a versão a ser posteriormente implementada apresenta rendimento maior, de aproximadamente 250 quilômetros. Ambos contam com recurso de acessibilidade, ar condicionado próprio e capacidade de transportar 80 passageiros, entre pessoas sentadas e de pé.

O grande destaque da aquisição fica por conta de suas contribuições para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Cada ônibus elétrico representa uma redução de 164 toneladas de CO2 emitidos na atmosfera por ano. O corte de poluentes equivale ao plantio de 1.173 árvores. Além dos gases, o modelo também diminui o consumo municipal de combustíveis fósseis, cuja queima contribui para o aquecimento global, além de gerar possíveis problemas respiratórios por conta da fumaça.

A solenidade contou com a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi; da primeira-dama Larissa Ashiuchi; do chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo; e dos secretários municipais de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo; de Meio Ambiente, André Chiang; de Governo, Alex Santos; e de Planejamento e Finanças, Itamar Viana.

Foto: Prefeitura de Suzano

Também estiveram presentes o gerente administrativo da Radial Transporte, Murillo Silva, e a coordenadora de Comunicação da empresa, Jéssica Alves, além do presidente da Câmara Municipal, Leandro Alves de Faria, o Leandrinho, e os vereadores Artur Takayama; Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; Gerice Lione; José Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Marcel Pereira, o Marcel da ONG; Lazario Nazare Pedro, o Lázaro de Jesus; e Max Eleno Benedito, o Max do Futebol.

Na oportunidade, Ashiuchi destacou a importância desta nova conquista para os cidadãos, que logo mais poderão contar com um transporte público mais aconchegante, confortável e agradável para o uso diário. Ele ainda reforçou que essa medida é mais um grande avanço para a preservação ambiental. “A substituição de apenas um carro já tem um impacto enorme na emissão de gases poluentes e de efeito estufa. Além de evitar problemas respiratórios à população, a troca gradual de parte da frota contribui e muito para atenuar o aquecimento global. Com um projeto inédito na região, Suzano dá mais um passo rumo ao desenvolvimento sustentável”, concluiu.

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp