Suzano ganha estações meteorológicas para impulsionar produção agrícola

Suzano foi contemplada na última semana com a instalação de novas estações para controle e monitoramento meteorológico na zona rural. Elas visam o desenvolvimento de atividades do agronegócio bem como o controle para ações futuras.

A conquista ocorreu no dia 23 de dezembro por meio de um projeto da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), desenvolvido com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e articulado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS/CATI), com o objetivo de fortalecer a agricultura do Alto Tietê. Em toda a região serão implantados dez equipamentos.

As estações meteorológicas contam com uma antena para conferência e análise climática, com dados sendo direcionados a partir de dois pontos do município. O primeiro deles está localizado no distrito de Palmeiras, na Vila Ipelândia, enquanto o segundo está na região dos bairros Jardim Casa Branca e Chácara Sete Cruzes.

Os aparelhos fornecem dados importantes aos produtores rurais por meio do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), como níveis de precipitação, temperatura atmosférica e do solo, umidade do ar, vento e outros. O serviço também promete atender a todos os munícipes, norteando não apenas os plantios e demais ações do agronegócio local como outras iniciativas no futuro.

Foto: Irineu Junior/Secop Suzano

Na visão do diretor da CDRS/CATI Regional, David Rodrigues, o fortalecimento da agricultura é o foco da iniciativa, em especial o trabalho e a efetividade dos produtores. “O monitoramento das questões climáticas será muito importante na promoção de uma agricultura mais sustentável, com muito mais precisão, o que só é possível a partir de parcerias como está acontecendo entre Fundag, Fehidro e as prefeituras do Alto Tietê”, pontuou.

“A implementação destas duas bases em nossa cidade representa o avanço e a busca por novas tecnologias para os produtores suzanenses. Com a novidade, eles receberão dados precisos sobre o clima, podendo assim basear sua rotina e os cuidados necessários com o conhecimento pleno de informações que afetam o plantio e colheita”, comentou o diretor do Departamento de Agricultura de Suzano, Minoru Harada.

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp