Imunização acontece nos postos de saúde da cidade e terá horário estendido no CS II
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início nesta terça-feira (1º) à campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). A imunização será realizada nos 24 postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
A Unidade Básica de Saúde Prefeito Alberto Nunes Martins, o CS II, contará com horário estendido, funcionando das 8h às 18h, e também aplicará doses aos sábados.

Foto: Secop / Suzano
Público-alvo e documentação necessária
Nesta primeira fase da campanha, a cidade recebeu 6 mil doses da vacina, que serão destinadas aos grupos prioritários, conforme definido pelo Ministério da Saúde. Terão prioridade na vacinação:
✅ Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias
✅ Idosos com 60 anos ou mais
✅ Gestantes e puérperas (mulheres no pós-parto)
✅ Indígenas e quilombolas
✅ Trabalhadores da saúde
✅ Pessoas com deficiência permanente
✅ Adolescentes em medidas socioeducativas e população privada de liberdade
✅ Funcionários do sistema prisional
✅ Pessoas com comorbidades
✅ Professores e trabalhadores de instituições de ensino
✅ Integrantes das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento
✅ Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuário
✅ Funcionários dos Correios
✅ Pessoas em situação de rua
Para receber a dose, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão SUS e caderneta de vacinação. A lista completa dos postos de vacinação pode ser acessada pelo link: bit.ly/EnderecosUBS.
Importância da vacinação contra a gripe
O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, reforçou a importância da imunização, especialmente com a proximidade das mudanças climáticas.
“A vacinação contra o vírus Influenza é essencial para garantir a saúde das pessoas que estão mais expostas ou que correm mais riscos. Com a chegada do outono, aumentam as doenças respiratórias, e estar vacinado é uma forma eficaz de proteção.”
Já o prefeito de Suzano, Pedro Ishi, destacou que a vacina contra a gripe também auxilia no diagnóstico de outras doenças que possuem sintomas semelhantes.
“Doenças como Covid-19 e dengue podem apresentar sintomas parecidos com os da gripe. Por isso, manter o calendário vacinal atualizado ajuda os profissionais de saúde a identificar e tratar corretamente os pacientes.”
A campanha também será divulgada nas redes sociais e nas unidades de saúde do município, visando ampliar a conscientização e incentivar a adesão da população.