Suzano terá o 1º Hospital de Cirurgias do Estado a partir da próxima semana

Fotos: Andreza Rodrigues/Secop Suzano, Glaucia Paulino/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano vai receber o primeiro Hospital de Cirurgias do Estado de São Paulo a partir da próxima semana. O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Garcia durante evento realizado na manhã deste sábado (25/06), no Complexo Educacional e Cultural Mirambava. A unidade funcionará em um dos prédios do Hospital Auxiliar das Clínicas (HC) da cidade que durante a pandemia dispunha de leitos para internação de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19). Na ocasião, que reuniu diversas lideranças políticas e que teve como anfitrião o prefeito Rodrigo Ashiuchi, também foram assinados termos de convênios para liberação de investimentos para a cidade.

O objetivo com a nova medida é zerar a demanda por cirurgias eletivas, a partir de um mutirão a ser promovido em todo o Estado, que chega a 540 mil pessoas. Só no Alto Tietê são 70 mil. Segundo Rodrigo Garcia, na semana que vem terão início os atendimentos ambulatoriais pré-operatórios para que depois, em julho, comecem os procedimentos. A expectativa é de que sejam realizadas 400 cirurgias eletivas por mês na nova unidade, que dispõe de 120 leitos, por meio de encaminhamentos via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). A intenção do governo estadual é alcançar a meta em até seis meses. Depois desse período o local voltará a ser absorvido pelo HC para outros atendimentos.

“Se não fizéssemos esse mutirão, levaríamos dois anos e meio para acabar com fila de espera. Por isso a importância do Hospital de Cirurgias em Suzano, o primeiro exclusivo para essa finalidade em todo o Estado de São Paulo. Se não fosse a pandemia, essa medida teria sido tomada lá atrás. Mas é importante lembrarmos que o HC foi fundamental para darmos suporte no atendimento de pessoas contaminadas pela Covid-19 que precisavam de leitos de internação”, destacou o governador.

“Será um alívio para milhares de pessoas que há tempos aguardam pelos procedimentos. Sem contar o ganho que a cidade terá com o novo HC à disposição na sequência para a população”, afirmou Ashiuchi.

Não perca nenhuma notícia importante.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp