Tremor derruba prédio em Bangkok e provoca colapso de ponte em Mianmar

Foto: Ann Wang/REUTERS
Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu a região central de Mianmar e foi sentido com força na Tailândia nesta sexta-feira (28). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), ao menos oito pessoas morreram — cinco em Mianmar e três na Tailândia. Além disso, mais de 50 pessoas ficaram feridas após o desabamento de um prédio em construção na capital tailandesa, Bangkok.
O epicentro do terremoto foi registrado a 16 quilômetros ao norte-noroeste da cidade de Sagaing, em Mianmar, por volta das 12h50 no horário local. Apenas 12 minutos após o tremor principal, um novo abalo sísmico, de magnitude 6,4, foi registrado na mesma região.
Desabamento de ponte e pânico nas ruas
O forte terremoto provocou danos estruturais significativos em diversas localidades. Uma ponte histórica, a Ponte Velha de Sagaing, que ligava as regiões de Ava e Sagaing, colapsou e parte de sua estrutura caiu no Rio Irauádi. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento do desabamento.
Em Yangon, maior cidade de Mianmar, moradores relataram que sentiram o tremor por cerca de um minuto. “Sentimos o terremoto e corremos para fora do prédio. Vimos outras pessoas fazendo o mesmo. Foi muito repentino e muito forte”, disse um morador que preferiu não se identificar.
Os tremores também foram sentidos em Bangkok, capital da Tailândia, onde cenas de pânico foram registradas. Um jornalista da CNN que estava na cidade relatou que luminárias balançaram intensamente, enquanto os moradores corriam desesperados para deixar seus prédios.
Outro relato veio de Chiang Mai, cidade ao norte da Tailândia. “Senti o tremor por cerca de dez segundos no meu quarto. Percebi que não conseguiria ficar lá dentro e corri para a rua”, contou um morador.
Terremoto sentido em outros países
Os impactos do terremoto não ficaram restritos a Mianmar e Tailândia. Moradores da China, especialmente nas províncias de Yunnan e Shaanxi, usaram as redes sociais para relatar que também sentiram os tremores.
Diante da gravidade da situação, o primeiro-ministro da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, convocou uma reunião de emergência para avaliar os danos e coordenar medidas de resposta ao desastre.
As autoridades seguem monitorando a situação, já que tremores secundários ainda podem ocorrer nas próximas horas.