Imagens: Folha PE
A declaração foi feita na Casa Branca, em Washington na última terça-feira (04) ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
Segundo Trump, abre aspas “em vez de os Palestinos terem que voltar e reconstruí-la, os EUA vão assumir a faixa de gaza, e vamos algo com ela, vamos tomar conta” fecha aspas. Ainda disse mais cedo que a única alternativa dos palestinos que vivem na faixa de Gaza seria deixar o território. a ideia foi apoiada pela extrema direita israelense.
Trump afirmou que gostaria que a Jordânia e o Egito recebessem os palestinos deslocados do território, mas ambos países já demonstraram repúdio à ideia defendendo que os palestinos devem permanecer em suas terras.
O presidente estadunidense também declarou que tem planos de visitar Gaza, Israel e a Arábia Saudita, mas não deu nenhuma data para que isso aconteça. A Arábia se pronunciou dizendo que não vai estabelecer laços com Israel até que um estado palestino seja criado e rejeitou a proposta de Trump de retirar Palestinos de Gaza.
A Alemanha, França, Brasil, Rússia, Autoridade palestina, Espanha, Turquia, Hamas, Anistia internacional EUA e políticos estadunidenses declararam que a proposta de Trump é inaceitável.