A partir de segunda-feira (07/03), os Postos de Saúde da Vila Suíssa e Alto Ipiranga voltam a atender casos leves de síndrome gripal de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, com um médico disponível e sem necessidade de agendamento. A mudança ocorre por conta da queda acentuada na procura por atendimento no período noturno e nos finais de semana, mas o Hospital Municipal continua como referência de Pronto Atendimento 24 horas.
Em janeiro, as duas unidades foram temporariamente adaptadas pela Secretaria Municipal de Saúde como Centros de Combate à Gripe para pacientes mogianos, atendendo ao surto registrado em vários pontos do país. As unidades Ponte Grande e Jardim Camila também oferecem apoio para casos leves durante o horário normal de expediente.
Já o Hospital Municipal em Braz Cubas segue como referência para atendimento de casos mais graves e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, a cidade tem outras unidades que funcionam ininterruptamente para casos de urgências e emergências, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Rodeio, Oropó e Jundiapeba, o Pronto Atendimento do Jardim Universo, além do Pró-Criança.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta pela manutenção dos cuidados preventivos à Covid-19 e também gripe e outras doenças respiratórias: evitar aglomerações, intensificar a lavagem e higienização das mãos e manter o uso de máscara, além de manter os ambientes bem arejados, aumentar o consumo regular de água, frutas e verduras.