Foto: Glaucia Paulino/Secop Suzano
Um ano após a inauguração do mamógrafo instalado no Ambulatório de Especialidades Médicas Doutor Joracy Cruz, no bairro Parque Santa Rosa, a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, zerou a fila para a realização desses exames na cidade. O único período em que as moradoras de Suzano precisam esperar é o intervalo entre o pedido do médico e a chegada do documento na unidade que fará o exame, que é de aproximadamente dez dias.
Desde o começo do ano até este mês, foram realizadas 7.813 mamografias por meio da rede pública de saúde municipal. Os exames também ocorrem em locais como o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mogi das Cruzes e o Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho de Ferraz de Vasconcelos por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), ambos gerenciados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e a Santa Casa de Misericórdia de Suzano, mas é justamente no ambulatório municipal em que a maioria das mamografias são realizadas.
No balanço divulgado pela Saúde suzanense, o número de exames realizados no Parque Santa Rosa é de 5.213, o que representa 66,7% de todas as mamografias feitas na cidade. Por sua vez o AME de Mogi realizou 650 procedimentos, o Hospital Regional 13 e a Santa Casa 1.877 exames. Há ainda um contingente pequeno (60) de moradoras que realizaram a mamografia em outros locais, como clínicas particulares.
Apesar de ter o apoio da rede estadual, a preferência é para que as pacientes possam realizar o exame em Suzano mesmo. “Após o pedido médico, a gente busca os locais onde o exame está disponível, com a data mais próxima, e promove o andamento da solicitação, porém, nosso objetivo é que a maioria dos exames possam ser realizados em nossa rede mesmo, para melhor conforto das moradoras de Suzano”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi.