A Secretaria de Saúde de Suzano anunciou a diminuição do intervalo entre a aplicação da segunda dose do imunizante contra o novo coronavírus (Covid-19) e a de reforço, passando de cinco para quatro meses, independentemente da idade. Isso significa que o atendimento já está liberado para os suzanenses que completaram o esquema vacinal em agosto. Vale lembrar que o público imunizado com Janssen também deve buscar a unidade de Saúde mais próxima para receber a dose adicional.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a decisão segue as recomendações do Ministério da Saúde e os repasses de vacina por parte da Secretaria de Estado da Saúde. “Continuamos com o nosso Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus atento ao cenário na cidade e adequando as estratégias adotadas de acordo com as possibilidades. Então, avançamos mais uma vez, viabilizando o atendimento com a dose de reforço para todos os munícipes que já completaram o esquema vacinal há quatro meses ou mais”, explicou.
O atendimento segue nos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 15 horas. Para receber a aplicação adicional, basta apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação preenchido, constando as respectivas datas de aplicação já registradas.
A mesma documentação é solicitada aos munícipes imunizados com Janssen, em dose única, e ao público que ainda precisa completar o esquema vacinal com a segunda. Vale reforçar que, atualmente, o intervalo entre as aplicações da CoronaVac é de quatro semanas; da AstraZeneca é de oito semanas; e da Pfizer é de três semanas para maiores de 18 anos e de oito semanas para jovens entre 12 e 17 anos.

O atendimento para a primeira dose também continua nas salas de vacinação da cidade, sendo recomendada para todas as pessoas maiores de 12 anos. Para receber a aplicação inicial basta apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.
No caso dos menores de idade, é necessária ainda a apresentação de um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido que pode ser acessado em www.suzano.sp.gov.br. O documento é dispensável aos adolescentes que estiverem acompanhados pelo responsável legal.
Até o momento, 246.128 pessoas já foram imunizadas em Suzano, sendo que 215.435 já estão com o esquema vacinal completo e 29.059 tomaram a dose de reforço.