A campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) segue na rede básica de Suzano com atendimento nos 24 postos de saúde. Até a última sexta (1), a cidade contabilizou 6.811 aplicações, uma média de 1,3 mil por dia, considerando os públicos infantil e geral. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, sem a necessidade de agendamento.
De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, a maior demanda observada na última semana é referente ao reforço, com 3.144 aplicações (46,1%). Na sequência vem procura pela segunda dose infantil, com 1.559 (22,8%) atendimentos entre os dias 28 de março e 1º de abril. Outras 673 crianças de 5 a 11 anos foram contempladas com a primeira dose. Entre os adultos, também foram registradas 199 aplicações de primeira dose, 620 de segunda e 616 de quarta, sendo esta última recomendada apenas para os idosos com 80 anos ou mais que receberam a terceira há pelo menos quatro meses.
Esta foi a primeira semana de atendimento sem a necessidade de agendamento para as crianças. Os números demonstram estabilidade, seguindo no mesmo ritmo de acolhimento observado nos últimos dias. “A campanha está dentro da demanda esperada, sendo que na segunda-feira batemos 100% da população adulta completamente imunizada com duas doses. Este é mais um marco importante porque garante mais segurança à população no enfrentamento ao novo coronavírus, especialmente nesse período de flexibilização do uso de máscaras. Vale ressaltar que seguimos vigilantes e em constante avaliação dos índices de infecção e óbitos por Covid-19, bem como na ocupação de leitos”, comentou o secretário Pedro Ishi.
Ele reforçou ainda a importância da vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, que segue focada nos idosos de 80 anos ou mais. “A vacina é a nossa arma contra essas doenças, seja a gripe ou a Covid-19. Por isso, vamos nos proteger, buscar nos informar sobre os atendimentos e garantir mais saúde para todos”, finalizou.
Atendimento
O acolhimento para todos os suzanenses maiores de cinco anos de idade ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, nas 24 unidades de saúde. No momento do atendimento, para garantir a primeira dose, recomenda-se que o cidadão faça o pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br) e tenha em mãos RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço de Suzano.
No caso de crianças e adolescentes, solicita-se também o acompanhamento dos pais ou responsáveis legais no momento do atendimento. Na impossibilidade da presença, será obrigatória a apresentação do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento pode ser acessado e impresso pelo link bit.ly/CronogramaVacinaSuzano.
Já para receber a segunda e a terceira doses, basta o cidadão comparecer à unidade e apresentar o documento original com foto e o cartão adquirido na primeira etapa. Vale lembrar ainda que a terceira dose é recomendada para os adultos que já concluíram o esquema vacinal há pelo menos quatro meses ou para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou imunossuprimidos. A quarta dose também é recomendada apenas para os idosos maiores de 80 anos que já completaram a terceira aplicação há quatro meses ou mais.