Suzano alcançou nesta quarta-feira (01/12) a marca de 244.880 pessoas vacinadas contra o novo coronavírus (Covid-19) com ao menos uma dose. O número supera 100% do público apto estimado pela Secretaria Municipal de Saúde. A pasta ainda definiu para esta quinta-feira (02/12) o início da oferta da dose adicional àqueles que receberam o imunizante da Janssen.
De acordo com a estimativa da prefeitura, baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade teria hoje 244.782 suzanenses com idade a partir de 12 anos, que é o público apto a se imunizar. Neste primeiro dia de dezembro, o “Vacinômetro” (vacinaja.sp.gov.br/vacinometro), plataforma oficial do governo do Estado, apontou que já houve 237.323 aplicações de primeira dose e 7.557 de dose única, totalizando 244.787 contemplados.
Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o índice é um marco para a administração neste ano. “Sem dúvida, 2021 ficou registrado como o ano da vacina. Logo nos primeiros dias de janeiro, nos reunimos para traçar o plano de vacinação na cidade. Sabíamos da importância da operação e por isso não medimos esforços ao longo dos meses seguintes. Foram dias intensos na Arena Suzano e nos outros dois polos em Palmeiras e na região norte. É emocionante ver tudo o que transcorreu até aqui porque não foi um período fácil para ninguém. Hoje comemoramos, mas também nos solidarizamos profundamente com todas as famílias que perderam amigos e entes queridos para essa doença terrível”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, lembrou da relevância da campanha e agradeceu o empenho das equipes. “Acredito que foi um dos maiores casos de sucesso do SUS em Suzano. Engajamos a população, por meio de ações que mobilizaram toda a prefeitura e assim superamos o público estimado. Não há palavras suficientes para agradecer aos colaboradores da Saúde e também das demais pastas. É esse sentimento de união e respeito que queremos sempre fomentar na administração municipal”, afirmou Ishi.
De acordo com o titular da pasta, a campanha segue em todos os postos e com uma novidade. A partir desta quinta-feira (02/12), o público que recebeu o imunizante da Janssen poderá tomar a dose de reforço. Neste momento, será utilizada a vacina da Pfizer.
A determinação ocorre concomitantemente às novas orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. A deliberação do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus também considera os repasses periódicos de imunizantes a Suzano. “Zelamos sempre por decisões seguras e assertivas, de maneira a trabalhar com a realidade do nosso município. Até então, priorizamos a dose adicional para idosos, pessoas imunossuprimidas, profissionais da Saúde e, mais recentemente, aos profissionais da Educação e da Assistência Social. Agora, estamos aptos a dar um passo adiante e vamos ampliar o reforço”, explicou.
Para receber a dose adicional, basta o cidadão comparecer ao posto de saúde mais próximo e apresentar o cartão de vacinação e um documento original com foto. No caso das pessoas imunossuprimidas, ainda é preciso relatório médico ou receita de uso contínuo, assim como os profissionais de Saúde, da Educação e da Assistência Social devem ter comprovante de vínculo empregatício na área de atuação.
Campanha
Para receber a primeira dose basta apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.
No caso dos jovens menores de idade, o atendimento exige ainda a apresentação de um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido que pode ser acessado em www.suzano.sp.gov.br. O documento é dispensável aos adolescentes que estiverem acompanhados pelo responsável legal.
Já a segunda dose é aplicada de acordo com o aprazamento. Para isso, é necessário apresentar CPF, documento original com foto e o cartão de vacinação. Vale reforçar que, atualmente, o intervalo entre a primeira e a segunda dose da CoronaVac é de quatro semanas; da AstraZeneca é de oito semanas; e da Pfizer é de três semanas para maiores de 18 anos e de oito semanas para os adolescentes entre 12 e 17 anos.